sexta-feira, 5 de junho de 2009

Viradão da dança



O Rio de Janeiro vai passar o fim de semana em claro. Inspirado em evento semelhante que vem atraindo multidões em São Paulo há cinco anos, o Viradão Carioca promete 48 horas ininterruptas de atrações culturais em vários pontos da cidade, a partir desta sexta-feira, dia 5. Para os amantes da dança, é uma boa hora de assistir apresentações de grupos renomados a preços bem acessíveis e participar de oficinas gratuitas.

Parte da programação de abertura do evento, a Companhia de Dança do Centro Cultural Carioca vai se apresentar no Centro Coreográfico do Rio de Janeiro, na Tijuca. Criado em 2004, o grupo mistura o samba de gafieira com dança contemporânea e teatro, sendo responsável pelos espetáculos “Dancing Eldorado” e “Bota Abaixo”.

O Centro Coreográfico também vai abrigar oficinas gratuitas de dança durante todo o sábado. A programação começa cedo, às 9h, e contará com ritmos afro-brasileiros, indianos, urbanos e, para fechar, brasileiros. À noite, as aulas vão dar lugar à apresentação de Os Dois Cia de Dança, grupo cuja atividade performática envolve materiais cotidianos, como garrafões e metais.

Já no domingo, uma boa sugestão é o espetáculo “Ao Samba: A Cruz, o Xis e o Esplendor”, no Palco Brasil Plural, em Bangu. Idealizado pela coreógrafa Andréa Jabor, a peça apresenta várias concepções de samba sob o olhar da companhia Arquitetura do Movimento.

O Viradão Cultural é uma iniciativa da Prefeitura do Rio, em parceria com instituições públicas e privadas, e está em sua primeira edição.


Serviço e créditos (fotos):




Um comentário: